Escalas

 

Entendendo as Escalas

Se você ainda não é familiarizado ao universo das miniaturas pode não saber como as miniaturas são representadas por escalas, principalmente porque conforme aumentam as escalas, menores são as miniaturas. Mas não se preocupe. É tão simples de entender que você nunca mais vai esquecer.

 

A escala utilizada para referência no colecionismo de miniaturas é a relação da proporção entre o modelo real e sua miniatura. Mais claramente dizendo a escala é quantas vezes o modelo real está diminuído em sua miniatura. 

Por exemplo:

Escala 1:1 (um por um)
Um carro de verdade com comprimento de 5 metros (500 cm).

Escala 1:18 (um por dezoito)
Miniatura 18 vezes menor que o original (500 / 18 = 27,7 cm aproximadamente)

Escala 1:24 (um por vinte e quatro)
Miniatura 18 vezes menor que o original (500 / 24 = 20,8 cm aproximadamente)

Escala 1:43 (um por quarenta e três)
Miniatura 43 vezes menor que o original (500 / 43 = 11,6 cm aproximadamente)

Escala 1:64 (um por sessenta e quatro)
Miniatura 64 vezes menor que o original (500 / 64 = 7,8 cm aproximadamente)

Em geral, estas são as medidas médias das miniaturas em cada escala. Obviamente existem diferenças nos parâmetros utilizados pelos fabricantes de miniaturas, o que faz com que, mesmo sendo da mesma escala, miniaturas de uma determinada marca sejam de tamanhos ligeiramente diferentes dos mesmos modelos de outra marca.

Isso ocorre porque os fabricantes costumam equalizar suas miniaturas, tornando-as similares em tamanho dentro da mesma escala e adequando-as melhor às embalagens, que normalmente são padronizadas. Também podem incrementar um pouco o tamanho da miniatura para conseguir maior apelo, melhorando o detalhamento e tornando a miniatura ainda mais interessante aos olhos e mãos.

Estas pequenas diferenças são normalmente bem aceitas pela grande maioria dos colecionadores, que até se beneficiam deste fato para homogenizar a coleção em suas prateleiras ou vitrines.

Em contrapartida, alguns poucos colecionadores podem ser radicais ao extremo de não admitir modelos fora da escala correta, chegando a medir modelos reais e miniaturas com paquímetro. Mas são poucos também os fabricantes que produzem os modelos com precisão milimétrica.

Então, seja qual for a sua escala de preferência, lembre-se que o importante é estar satisfeito com sua coleção e com a alegria que o hobby proporciona. 

Atenciosamente,

Imports Bazar.

 

 


Produtos que você já viu

Você ainda não visualizou nenhum produto

Termos Buscados

Você ainda não realizou nenhuma busca
Newsletter
CADASTRE-SE E RECEBA OFERTAS EXCLUSIVAS: